quinta-feira, 6 de junho de 2013

CRUZADAS - S OU Z?

1 - S ou Z 

2 - S ou Z 

3 - S ou Z 

4 - S ou Z 

PROJETO JORNAL LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA


Atualmente, muito se fala da necessidade de qualificação dos estudantes para sua inserção no mercado de trabalho. O mercado, cada vez mais, solicita jovens que reflitam sobre a realidade e que possam ter uma capacidade argumentativa que lhes forneçam um posicionamento e uma postura diferenciada diante das dificuldades e obstáculos apresentados tanto no campo econômico, político, social e tecnológico para que assim atuem como um agente transformador da sociedade.

Diante do exposto, veio o desejo das disciplinas de HISTÓRIA e LÍNGUA PORTUGUESA de buscarem ampliar as Competências e Habilidades dos estudantes no que se refere a:

·        Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade;
·        Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita e dos gêneros textuais;
·        Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
·        Discutir valores que estiveram em jogo em determinado tempo/espaço, relacionando-os com valores de outros tempos/espaços, procurando compreender os sentidos das ações de sujeitos históricos.

O trabalho contará ainda com a participação do LEI, pois compreendemos a exigência do mercado no campo tecnológico. O conhecimento das novas tecnologias é imprescindível para a formação dos estudantes, além de ser um recurso primordial para a realização das pesquisas.

O trabalho será realizado em TRIO sobre a supervisão e orientação dos professores:

Ø  ANA FLÁVIA (HISTÓRIA) 3º ANO A, B e C
Ø  HERICO (LÍNGUA PORTUGUESA) 3º ANO C
Ø  EDINARDO (LÍNGUA PORTUGUESA) 3º ANO A e B
Ø  ESTEVÃO (LEI)

Serão oferecidos horários para pesquisar no LEI durante as aulas de HISTÓRIA e LÍNGUA PORTUGUESA,  como no contra turno, visando oferecer aos alunos através da pesquisa subsídios para desenvolverem a confecção do JORNAL, segundo as instruções a seguir:

INSTRUÇÕES PARA A CONFECÇÃO DO JORNAL ____________

1.    Por se tratar de um jornal, é preciso usar uma linguagem precisa (padrão escrita), sintética, de rápida comunicação. O espaço é limitado. Atenção ao número de caracteres para cada gênero textual;
2.    Procurem produzir um texto claro e bem encadeado, sem erros ortográficos e de concordância ou estilo. Evitem expressões coloquiais e tenham atenção à pontuação;
3.    Os textos tem que ser produzidos por vocês. Plágio e cópias são inaceitáveis;
4.    Sobre os títulos dos gêneros textuais: Os títulos oferecidos são iguais para todos e não podem ser trocados. Eles foram criados não como uma “camisa de força”, mas para que não houvesse dúvidas na hora de preencher o jornal, sabendo exatamente sobre o que se deve escrever em cada uma das partes do jornal.

5.    Sobre os gêneros textuais jornalísticos:

v  NOTÍCIA:
A notícia é um texto rápido, informativo e que se preocupa em transmitir as informações básicas de um fato.

A estrutura textual da notícia é:

Manchete ou título principal – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, com vistas a despertar a atenção do leitor.

Título auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo a torná-lo ainda mais atrativo.

Lide (do inglês lead) - Corresponde ao primeiro parágrafo, e normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?

Corpo da notícia –
Relaciona-se à informação propriamente dita, procedendo à exposição de uma forma mais detalhada no que se refere aos acontecimentos mencionados.

OBSERVAÇÃO: A NOTÍCIA DEVE SER ACOMPANHADA DE IMAGEM REPRESENTATIVA DO FATO ESCOLHIDO PELA EQUIPE.
(http://www.portugues.com.br/redacao/anoticiaumgenerotextualcunhojornalistico.html)

v  ARTIGO DE OPINIÃO: “PODERIA ACONTECER DE NOVO?”

Nesta reportagem, os estudantes devem colocar suas opiniões sobre o tema pesquisado, referente às GUERRAS MUNDIAIS e ao PERÍODO ENTRE GUERRAS (NAZISMO, HOLOCAUSTO, EUGENIA, GLOBALIZAÇÃO E A CRISE SOCIAL, USO DE ARMAS QUIMÍCAS E BIOLÓGICAS, CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, ANTISSEMITISMO E ETC). As opiniões devem conter argumentos e reflexões sobre os temas.

v  CHARGE OU EPÍGRAFE

CHARGE ou EPÍGRAFE:

No espaço reservado, a equipe deve colocar uma charge ou uma epígrafe. Ou seja, a equipe deve escolher a charge ou citação de algum autor, o trecho de uma letra de música ou de um poema, que julgue inspiradora e interessante ou que faça pensar. É fundamental indicar quem é o autor(a) da frase ou charge.
Importante: a epígrafe ou a charge deve observar a coerência do jornal e ser sobre o tema do trabalho.

CARACTERES POR TEXTO:

Ø  ARTIGO DE OPINIÃO...........................................................3000 caracteres.
Ø  NOTÍCIA....................................................................1200 caracteres.
Ø  EPÍGRAFE...................................................1200 caracteres.

QUANTO ÀS IMAGENS DA NOTÍCIA E CHARGE:

A imagem deve ter o tamanho máximo de 200 kb e resolução máxima de 2000 pixels por 2000 pixels.

OBSERVAÇÃO: A equipe deve estar atenta! NÃO se esquecer de colocar legendas sob as imagens (reportagem e notícia). A CHARGE não necessita de legenda.

Os alunos também receberão orientação para alterar ou reformular os textos confeccionados quando se fizer necessário.

O JORNAL será confeccionado de acordo com o modelo oferecido pelos professores orientadores. Sendo facultativo para a confecção o uso do laboratório, isto é, os estudantes poderão executá-lo em casa, porém deverão entregá-lo impresso na aula REDAÇÃO no dia 08/08/2013 (3º ANO C) e 06/08/2013 (3º ANO A e B).

AVALIAÇÃO

Os trios receberão uma nota parcial nas disciplinas de HISTÓRIA e LÍNGUA PORTUGUESA (0 – 10).
A nota referida será finalizada após todo o processo, tendo como critérios:

·        Interesse;
·        Empenho;
·        Participação;
·        Criatividade;
·        Coerência;
·        Uso da linguagem padrão escrita;
·        Argumentações baseadas nas análises e reflexões históricas da sociedade.

MODELOS PARA OS JORNAIS

Modelo no formato BrOffice - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

Modelo no formato Microsoft Publisher(Windows) -  CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

ROTEIRO DE ATIVIDADE DO FILME 300 DE ESPARTA - 1º ANO TURMA: C

300 é um relato sangrento da Batalha das Termópilas, da Antiguidade, na qual o rei Leônidas e 300 espartanos lutaram até a morte contra Xerxes e seu numeroso exército Persa. Enfrentando dificuldades insuperáveis, o sacrifício desses homens levou toda a Grécia a se unir contra o inimigo Persa, traçando um marco no caminho para a democracia.
300 é uma aventura épica que fala de paixão, coragem, liberdade e sacrifício, incorporados pelos guerreiros espartanos que lutaram em uma das maiores batalhas da história.

ENTENDENDO O FILME:
  • Como os aspectos geográficos ajudaram os espartanos na luta contra os persas?
  • Que consequências teve para Esparta a Educação Militar?
  • Oráculos eram muito populares entre os gregos. Transmitiam as mensagens dos deuses. No Brasil, adivinhações ou previsões do futuro fazem parte da cultura e religiosidade populares. Tente relacionar os aspectos positivos e negativos dessas práticas.
  • Que fatores levaram ao confronto os Persas e os Gregos?
  • Você enquanto homem livre o que faria se sua liberdade fosse ameaçada?
  • Quais valores da sociedade espartana o filme ressalta?
  • Por qual motivo o rei Leônidas não aceitou uma pessoa com necessidades especiais no exército espartano? Você concordaria com essa atitude? Justifique sua resposta.
  • O que significava uma "boa morte" para os espartanos?