quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Conhecendo a Língua

         Prezado leitor, em sua vida cotidiana, você ocupa, o tempo todo, dois papéis distintos: ora você toma a palavra e é o dono da língua, ora o outro a toma e você tem de buscar o significado que ele produz. Ora produtor de texto, ora leitor. Tudo isso é possível quando possuímos o poder da língua. Temos que possuir o saber de como se expressar. Visando esta necessidade, quero que conheçam o que é, e saibam utilizar de maneira correta o sujeito, predicado e a transitividade verbal.

         Sujeito é o termo da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa, exemplo: ''Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente''. O sujeito pode ser classificado em: sujeito simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente.

         Vamos agora conhecer o que é o predicado e sua classificação. Predicado é aquilo que se declara ao sujeito, exemplo: ''Ela gostava de animais''. Ele é classificado por três formas: nominal, verbal e verbo-nominal.

         Chegamos à transitividade verbal. Ela é o complemento do verbo. Alguns verbos necessitam de complemento para ter sentido na frase. Os que necessitam de complemento são classificados como verbos transitivos. Já os verbos que não necessitam são classificados como verbos intransitivos.

         Para um melhor entendimento é aconselhável a você, leitor, buscar mais informação sobre tal assunto, pois escrever bem é uma necessidade.

Raylson Bulcão Pires - 2º A
Redação do projeto de leitura e escrita
Supervisão: Professor Edinardo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

No dia 20 de setembro, o MOMENTO PSF contou com a participação das equipes "Pró-cultura"(2ºB) - falando sobre o Teatro José de Alencar - e "Ensinando e Aprendendo(1ºB), falando sobre o "Terminal de Antônio Bezerra".

Esse trabalho é uma continuação das atividades dos projetos Monumentos Históricos e O Bairro da Minha Escola, participantes da Comunidade Minha Terra 2009 - Aprendendo a Inovar do portal Educarede.

Tema do dia:

1. Teatro José de Alencar - Clique aqui para ouvir!!!

2. Terminal de Antônio Bezerra - Clique aqui para ouvir!!!

domingo, 18 de outubro de 2009

PROPOSTAS DE REDAÇÃO

PREZADOS ALUNOS E ALUNAS, COM O INTUITO DE TRABALHARMOS A ESCRITA ALIADA AOS CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDADOS EM SALA DE AULA, PROPOMOS A SEGUIR OS TEMAS COBRADOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC - NO VESTIBULAR DE 2009.

NÓS, PROFESSORES DA ÁREA DE CÓDIGOS E LINGUAGEM, ESPERAMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS VOCÊS NA PRODUÇÃO, NÃO ESQUECENDO QUE NÃO EXISTE UMA FÓRMULA EXATA DE COMO SE ESCREVER, MAS A DESENVOLTURA NA ESCRITA DEVE SER POSTA EM PRÁTICA SEMPRE QUE POSSÍVEL; ASSIM TEREMOS MAIS FACILIDADES NA ARTE DA REDAÇÃO. QUALQUER DÚVIDA, PROCURE SEU PROFESSOR(A), PARA SOLUCIONAR POSSÍVEIS DÚVIDAS, INCLUSIVE QUANTO À DATA DE ENTREGA.
clique aqui para acessar as propostas

domingo, 11 de outubro de 2009

Palestra Motivacional



Os professores da EEFM PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA, realizaram nesta quinta-feira, dia 08 de outubro, a palestra "PALAVRA MOTIVACIONAL".

O objetivo da palestra foi estimular os alunos do 3º ano a se empenharem cada vez mais em seus estudos, procurando remover bloqueios e mostrar que eles possuem a força e o conhecimento necessário para trilharem com sucesso essa reta final rumo à universidade.

Além das palavras de motivação dos professores, também ex-alunos do PSF, que agora estão na Universidade, deram seus depoimentos, falando sobre as dificuldades que encontraram e os benefícios decorrentes dos sacrifícios que tiveram que fazer para alcançarem o objetivo de poder cursar uma faculdade.

Um momento inesperado e de muita emoção ocorreu após o término da pauta preparada. Os alunos agradeceram, cantaram e oraram pelos professores. Tudo isso foi muito gratificante!!

Muito Sucesso!!!

Mais uma telinha!!



Depois das gravações para o programa SALTO PARA O FUTURO da TV ESCOLA, agora o PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA é cenário da homenagem do dia do professor. Então fique ligado na telinha da sua tv, que o vídeo será veiculado a partir de domingo, dia 11/10.

As estrelas: Prof. Kelem Freitas e a aluna Crislaine Faustino.

Vencedores do Concurso FENAFISCO



"Os alunos apresentaram excelente apresentação de arte e paródias feitas sobre o assunto Educação Fiscal, demonstrando que os objetivos do Projeto foram plenamente atingidos... "

Essas são as palavras da Diretoria de Políticas e Ações Sociais da FENAFISCO, a respeito do desempenho dos alunos da EEFM PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA, na segunda fase do Projeto Cidadão em Ação - Consciência Fiscal.

Nesta fase foram confeccionados cartazes por alunos do 6º ao 9º anos que foram expostos na reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco, realizada em setembro, na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins.

Dia 5 de outubro, foi realizada a entrega dos prêmios às alunas autoras dos três cartazes mais votados. Fizeram parte da comissão que veio à escola: Sra. Marinês Cortellini, Diretora de Políticas e Ações Sociais da Fenafisco, o Sr. Ronaldo Rolim Ricarte, Diretor do SINTAF/CE, Sr. Argemiro Torres, Sra. Rozeneide Menezes e Sra. Giovanna Holanda, da Célula de Educação Fiscal da SRE, Sra. Teresa Teixeira, da RFB.

Alunas Vencedoras:

Dávila Rodrigues Lima (9ºA) - 3a. colocada - prêmio: 1 bola de vôlei

Carla Moura Rodrigues (9ºB) - 2a. colocada - prêmio: 1 aparelho MP4

Ana Paula Pereira do Nascimento (9ºA) - 1a. colocada - prêmio: 1 câmera fotográfica digital

Parabéns!! Vocês são nosso orgulho!!!!


Veja mais no site da FENAFISCO:
http://www.fenafisco.org.br/VerNoticia.aspx?IDNoticia=15104

Eleição do Grêmio



Após um árduo embate, com direito a calorosos debates,a chapa Hittz venceu a eleição para o grêmio estudantil do Patronato Sagrada Família. Agora chegou a hora de cumprir as promessas!!!

Sucesso!

Momento PSF - 06/10/09




Na terça-feira passada, dia 09 de setembro, foi a vez das alunas do 1ºB soltarem a voz nos microfones da Costa Oeste FM 87,9, rádio comunitária do bairro Antônio Bezerra.

Esse trabalho é uma continuação das atividades dos projetos Monumentos Históricos e O Bairro da Minha Escola, participantes da Comunidade Minha Terra 2009 - Aprendendo a Inovar do portal Educarede.

Tema do dia:

1. A Feira do Bairro Antônio Bezerra - Clique aqui para ouvir!!!

sábado, 10 de outubro de 2009

Apresentações de Inglês - U2

A Escola Patronato Sagrada Família e a Profª Renata Medeiros parabenizam a excelente participação dos alunos dos 7º anos nas aulas de inglês. Eles pesquisaram a história, origem e trajetória da banda U2. Houve muita criatividade com a utilização de fotos, dvds, cds(músicas), etc...





domingo, 4 de outubro de 2009

Para o alto e avante!!!!!


O Patronato Sagrada Família realmente está dando o que falar... leia um pouco do que a coordenadora executiva do Programa Educarede, Priscila Gonsales, escreveu no Blog Educarede por aí, após visitar nossa escola durante a gravação para o Programa Salto para o Futuro da TV Escola :

"A força avassaladora do fenômeno natural remete à sensação de impacto que se tem ao adentrar os portões e conversar com as pessoas de lá. Elas formam um verdadeiro coração pulsante da escola..."

Você pode ler a matéria na íntegra e ver as fotos da visita clicando no link abaixo.
http://educaredeporai.blogspot.com/2009/10/nada-de-onda-agora-e-tsunami.html

Sucesso!
Prof. Estêvão Lima