quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MINHA TERRA 2009 - EQUIPE "TUT TUT" - 2º A é nós


O trabalho fala sobre o Cemitério São João Batista e o Mausoléu de Castelo Branco,mostrando seus aspectos históricos e geograficos.

Os integrantes:

Lucas Gomes

Pedro Jonathan

Alan Cleverson

Davi Andrade

Jessica Duarte

Italo Alves

Orientadores:

Ana Flávia

Kelen Freitas

MINHA TERRA 2009 - EQUIPE "É MARA!" - 2 ANO B



A principal função do nosso trabalho é estudar, sob um olhar crítico, dois lugares históricos de nossa cidade: o Náutico Atlético Cearense e o Estoril.

O Estoril se encontra em reforma e foi um dos restaurantes mais frequentado nas décadas de 60,70,80.

O Náutico Atlético Cearense é um grande clube de Fortaleza onde são desenvolvidas várias atividades esportivas, nas quais participam pessoas de vários lugares.

Equipe:Crislaine , Mariane, Anny,Maiara,Luana,Lucileuda,Étila

Supervisionado por: Ana Flávia,Kelem Freitas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DESAFIO GEOGRAFICO

QUE TAL TESTAR SEU RACIOCÍNIO LÓGICO COM ESSE DESAFIO GEOGRÁFICO?
Seis amigos se encontraram numa festa. Depois de alguma conversa sobre assuntos variados, passaram a comentar sobre as excursões das quais haviam participado.
João verificou que Alberto e Antonio visitaram 2 países em que ele estivera.
Alberto, no entanto, não foi a todos os visitados por Antônio. Davi conheceu 5 países, dos quais apenas 1 foi visitado por João.
Guerra viajou por todos os países visitados por Antônio. Luiz percorreu todos os visitados por guerr, menos Grécia, Suécia, Dinamarca e Noruega. A Alemanha foi visitada por 4 dos 6 amigos. A Inglaterra não foi vista por Antônio nem Alberto. Davi conheceu todos os lugares visitados por Guerra, menos Itália, Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Alberto que só foi a 2 países não visitou a Alemanha. Portugal foi visitado por 5 dos amigos e a Espanha por 4 deles.
Alberto não foi à França, Antônio não foi à Alemanha e João não foi à Itália.
Antônio, que visitou 4 países, não conheceu a Suécia, a Dinamarca nem Noruega. A Grécia foi visitada por 3 dos amigos. joão visitou a Inglaterra e mais 4 nações.
Quais os países visitados por cada um dos 6 amigos?
ESPERAMOS SUAS RESPOSTAS

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CONCURSO DE CARTAZES FENAFISCO

O projeto de Educação Fiscal continua, e o Patronato Sagrada Família é a única escola do Ceará a participar!

Os alunos produziram seus cartazes usando o conhecimento fiscal e criatividade para ajudar a conscientizar o Brasil da necessidade de exercer sua cidadania.

Os cartazes deverão ser entregues na SEFAZ. Os trabalhos serão então levados para a exposição FENAFISCO onde será feita a escolha dos três melhores!

É bonito ver que temos alunos muito criativos, envolvidos com os projetos, e por conta disso, com seu próprio desenvolvimento e criatividade.

Apostamos no melhor que eles tem. Apostamos no presente e no futuro. Eles fazem é nós apoiamos.





Postado por: Irmã Cristina

Minha terra 2009 - The Brothers - 2anoC


Descrição

O nosso trabalho aborda dois temas: Casa Juvenal Galeno e palácio do Bispo(paço Municipal).Dois lugares históricos de Fortaleza,que cresceram e desenvolveram-se com o decorrer do tempo , que atualmente passam por uma reforma para a melhoria do local,que certamente vem a nos beneficiar na atualidade e no futuro.

Componentes da equipe:

Rhuan da Silva Souza

Tiago Costa

Viviane Maciel

Ana Carla Torres

Francisco Targino

Vanderlei Rodrigues

Supervisionado pelas professoras Kelem,Ana Flávia, Vanuza

O PATRONATO TEM EDUCAÇÃO FISCAL

Nos meses de maio e junho a escola toda desenvolveu o projeto sobre a Educação Tributária sob a coordenação do Centro de Multimeios. Os alunos dos três turnos turnos participaram das atividades propostas, apresentação de vídeos através do datashow, estudo do livro, material fornecido pela SEFAZ.

A culminância se deu com apresentações de paródias, poesias, teatro, cartazes e desenhos, no auditório.

O evento contou com o apoio da SEFAZ, representada pelo Sr. Argemiro, Rose, e outros, bem como a Sra. Marinês da FENAFISCO que, juntamente com a equipe da SEFAZ, se fez presente e entregou a premiação aos três primeiros colocados de cada categoria. Os premiados receberam DVD player, toca dvd para carro, playstation, mp4 e kits variados.

Foi um acontecimento de grande importância para a escola, pois a educação fiscal foi assunto de estuco e também de mudança de atitude, assim muitos estudantes passaram a conhecer seu dever de cobrar o cupom fiscal, sabendo do resultado positivo para o município e o Estado.

PROJETO ALFABEDIGITAÇÃO

Como preparação para as novas atividades requeridas no processo de letramento digital nas turmas do EJA, está sendo realizado um curso de digitação (curso de digitação online - http://pt.typingweb.com) no laboratório de informática(LEI).

Publicar postagem

Postado por: Prof. Estêvão Lima (LEI)

SOLETRANDO 2010

Alunos do Patronato Sagrada Família se preparam para as seletivas escolares.






PALESTRA SAÚDE E SEXUALIDADE

Fotos da palestra com o grupo SAÚDE e VIDA para os alunos do EJA.



COMO ELABORAR UM PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Atenção equipes de reportagem!! Se você ainda tem dúvida de como planejar a intervenção social de seu projeto assista este vídeo. Sucesso!!!


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aprenda o que é um roteiro e a sua utilidade na gravação de um vídeo

Para as equipes de reportagem que estão com dificuldade para montar os roteiros de seus vídeos, estou disponibilizando o programa "Faça você mesmo" da Cancão Nova. Boa Produção!!!!


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DEPOIMENTO DE UM VICIADO

A cada dia que passa aumenta o número de jovens envolvidos com drogas, um dos grandes responsáveis pela destruição de familias e vidas. Esta semana, recebi uma carta de um aluno, onde o mesmo me solicitou que compartilhassem o assunto desta com outras pessoas, com a finalidade de mostrar e alertar aos perigos que ocasiona. Abaixo estou postando a carta da maneira que recebi, mostrando o desespero de alguém querendo se libertar desse mal,:

DEPOIMENTO DE VICIADO

São com muitas lágrimas que escrevo essas linhas. Força não tenho nenhuma mas tenho vontade de viver. Minha vida era aparentemente normal, até eu conhecer o crak. Em 20 dias consegui destruir toda minha vida. Pensava em ser um filosofo, um escritor ou um professor de português, mas será que vai ser só um sonho? Acho que não, por que o que o crak não me tirou foi a fé em em Deus.
Hoje decidi dar um passo em minha vida, que levava trabalhando, estudando, indo a igreja e ao NA, narcóticos anônimos. Se Deus me permiti viver mas algum tempo espero mudar, ver minha filha escrever e realizar meus sonhos.
Quem tiver oportunidade de ouvir esse depoimento, não se envolva com drogas.

Postado pelo professor Marcos Henrique.

O trabalho e suas novas tecnologia no Brasil

Equipe: Brenda, Jefferson, Luciana e Bianca Júlia. 9ºano b

Engenharia química

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matéria-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de operações unitárias. Engenheiros químicos projetam, constroem e operam plantas industriais.

Engenharia de produção

A engenharia de produção ( também conhecida por engenharia de produção industrial, engenharia de gestão industrial ou engenharia industrial) dedica-se á concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, matérias, informações, equipamentos, energia e o ambiente. Ela é uma engenharia que está associada ás engenharias tradicionais, porém, um pouco menos tecnológica, mas não deixando de ser , na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resutados obtidos por tais sistemas.

Engenharia aeronáutica

A engenharia aeronáutica é o ramo da engenharia encarregado do projeto de aviões, helicópteros e naves espaciais. Sendo o engenheiro aeronáutico também capaz de atuar na área aeroespacial. Engenharia aeronáutica é uma área de estudo complexo que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áres científicas.

Engenharia civil

A engenharia civil é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da hidráulica marítima, assim como da engenharia sanitária.

Engenharia mecânica

De todas as engenharia, pode-se dizer que a mecânica é uma das mais amplas e diversificadas. Ela envolve com instalação industriais, maquinas e equipamentos mecânicos e eletronicos, veículos automotores, com sistemas de produção, transmissão e utilização de calor. Quase tudo o que usamos, portanto, teve, em algum momento, a mão do engenheiro mecânico na sua confecção. Este profissional é capaz de projetar e fazer desde um simples brinquedo até um satélite ou um ônibus espacial. Ele é o mais versátil dos engenheiros está presente na concepção, projeto, fabricação e manutenção de qualquer produto que envolva componentes mecânicos.

Postado por: Brenda Silva

SUB-EMPREGO

EQUIPE:9ºANO B FELICIANO,BÀRBARA,KLEIDIANE,HEBERT LUCAS.

VAMOS FALAR SOBRE SUB-EMPREGO,O SUB-EMPREGO È TODO EMPREGO QUE NÃO ESTÀ DENTRO DA LEGALIDADES TRABALHISTA, PORTANTO, QUEM NÃO TEM CARTEIRA ASSINADA.
O ESTÀGIO È SUB-EMPREGO? NÃO, POIS O ESTÀGIO É SÓ PARA ESTUDANTES E O SUB-EMPREGO É PARA TODA E QUALQUER PESSOA. EMPREGO È DESEMPREGO,EMPREGO È A FUNÇÂO EA CONDIÇÂO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM EM CARÀTER TEMPORÀRIO OU PERMANENTE,EM QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE ECONÔMICA.POR DESEMPREGO, SE ENTENDE A CONDIÇÂO OU SITUAÇÂO DAS PESSOAS INCLUIDAS NA FAIXA DAS IDADES ATIVAS EM GERAL ENTRE 14 E 65 ANOS QUE ESTEJAM, POR DETERMINADO PRAZO,SEM REALIZAR TRABALHO EM QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE ECONÔMICA.


POSTADO POR:FELICIANO MATOS

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Equipe:Carla Moura, Jerssiane Alves, Mateus Araújo 9ºano B

Isso não é um fenómeno,e não é brincadeira, está espalhado por toda parte, muitas vezes não enxergamos ou simplesmente não queremos ver, mas a EXPLORAÇÃO SEXUAL existe, e destrói a vida e os sonhos de muitas crianças e adolescentes...

A exploração sexual serve para nomear praticas sexuais pelas quais o individuo obtém lucro.
Existem vários tipos de exploração sexual, como a prostituição e a pornografia entre outros.

FORMAS DE ABUSO

Existem duas formas de abuso sexual que os adultos podem praticar contra as crianças e os adolescentes: com contato físico e sem contato físico.Nos dois casos, o adulto abusa do jovem para conseguir algum tipo de prazer ou satisfação interior.
COM CONTATO FÍSICO
  • Violência sexual:forçar relações sexuais, usando violência física ou fazendo ameaças verbais.
  • Exploração sexual de menores:pedir ou obrigar a criança ou o jovem a participar de atos sexuais em troca de dinheiro ou em outra forma de pagamento.

SEM CONTATO FÍSICO
  • Assédio:falar sobre sexo de forma exageradamente vulgar.
  • Exibicionismo(ato obsceno):mostra partes sexuais com intenção erótica.
  • Constrangimento:ficar de longe observando jovens ou crianças sem roupa ou ficar olhando de maneira intimidatória.
  • Pornografia infantil:tirar fotos ou filmar poses pornográficas ou de sexo explicito.
Das várias formas de exploração sexual as consequências são as mesmas, uma dessas consequências é a pedofilia. Muitas pessoas acham que a maioria dos pedófilos sofrem de distúrbios mentais, mas as pesquisas dizem que são a minoria, os especialistas também dizem que não são só os adultos que se enquadram nesse perfil, mas também muitos adolescentes.
A prostituição, que é causada muitas vezes por necessidade, muitas das profissionais de sexo, fazem isso , para alimentar o vício ou por questões de necessidade familiar. muitas tem a esperança de mudar de vida, encontrar um bom emprego para se auto sustentar, já outras por serem pobres, e por não terem nenhuma educação não tem essa mesma esperança.


Veja abaixo um video falando sobre o assunto.



Postado por: Jerssiane Alves

O Mercado De Trabalho No Brasil

Equipe: Ana Ivaniele, Bianca Raquel, Maria Carolina, Janaina Mendes e Maíra Alves.
9ºAno B



O Brasil vive um momento de grandes transformações, impulsionadas por novas demandas da sociedade e pela transformação acelerada da economia mundial.
Essas mudanças são muito positivas.
Elas estão permitindo aumentar a eficiência, assegurando ganhos de produtividade essenciais para a concretização do potencial de crescimento da economia brasileira, que sabemos ser enorme.
Antes, o trabalho era visto como homogêneo e estático; o capital, como a fonte do progresso tecnológico. Hoje, o dinamismo económico está cada vez mais no conhecimento, nas habilidades e na experiência dos trabalhadores, e não no capital físico ou nas empresas.
Em todo o mundo, essas mudanças pedem novas formas de tratar a relação entre a capital e trabalho. No Brasil, o desafio é ainda maior; ao mesmo tempo em que acompanhamos as tendências mundiais; precisamos eliminar distorções acumuladas no passado e consolidar a estabilidade econômica.
Por tudo isso, o mercado de trabalho brasileiro está transformando.
O Aumento da taxa de desemprego neste início de ano levou a um intenso debate acerca da natureza, dos componentes e da intensidade dessas transformações.
No Brasil a taxa de participação mede a proporção da população que está dispostos a trabalhar. Por exemplo; o jovem pode preferir ficar mais tempo na escola ao invés de entrar no mercado de trabalho mais cedo.
A Geração de empregos em nosso país é uma das questões que mais preocupam a sociedade brasileira.
A Escolaridade do trabalhador, temos vistos mais empregos sendo gerados para os trabalhadores com mais anos de estudos. O Volume de empregos caiu para trabalhadores, com até 4 anos de estudos e aumentou para os que tem de 9 a 11 anos de estudos.
A Idade do trabalhador, temos visto uma pequena redução do emprego dos jovens e adultos com mais de 65 anos, em compensação o emprego dos trabalhadores com 40 a 64 anos cresceu.
A Distribuição de vagas por setor, vemos baixo crescimento do crescimento industrial e redução do emprego na agricultura.O Setor de serviços e o de construção civil foram os que tevem maior geração de empregos.


Assista o filme que nós produzimos para o trabalho.




Postado por: Carol Silva

Trabalho Infantil

Trabalho Infantil
Equipe: Camila silva, Talita Aylana, Robson, Iuri, João Carlos, Davi.


O trabalho infantil é toda forma exercida por crianças e adolescente, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país.

O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei.Especialmente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas,mas também comum.A maioria das vezes ocorre devido a necessidade de ajudar financeiramente a família.Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.

Piores Formas de Trabalho Infantil

Convenção nº 182 da OIT, de 1999, aplicável neste caso a todos os menores de 18 anos, classifica como as piores formas de trabalho decorrente infantil: O trabalho escravo ou semi-escravo ( em condição análoga á da escravidão ) o trabalho decorrente da venda e trafico de menores, a escravidão por dívida, o uso de menores, a escravidão.

O uso de crianças ou adolescente em conflitos armados, a prostituição e a pornografia de menores; o uso de menores para atividades ilícitas, tais como a produção e o tráfico de drogas;e o trabalho que possa prejudicar a saúde, segurança ou mortalidade do menor.

No Brasil, algumas das formas especialmente nocivas de trabalho infantil são: O trabalho em canaviais, em minas de carvão, em funilarias, em cutelarias (locais onde se fabricam instrumentos de corte), na metalurgia e junto a fornos quentes em outros.

Assista abaixo o video que utilizamos no trabalho(retirado do youtube).





Postado por: Talita Aylana

Apresentação de seminários!

Os alunos do 9º ano B, esta semana (17/08/2009) apresentaram suas pesquisas sobre as formas de trabalho no Brasil os temas abordados foram: Trabalho infantil, A mulher no mercado de trabalho, Exploração sexual, o Trabalho e as novas tecnologias.
As postagens seguintes trazem os vídeos produzidos a partir da pesquisas realizadas.


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PROJETO SOLETRANDO

Os motores já estão fervendo! As turmas do 7º e 8º anos realizaram ontem um treinamento de soletração no laboratório de informática(LEI), sob a supervisão da professora Vanusa (Linguagens e Códigos) e do professor Estêvão Lima(LEI).

Durante o exercício os alunos foram tirando suas dúvidas quanto às regras do novo acordo ortográfico e aprendendo a escrever corretamente as palavras que sofreram modificações.




segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FINAL DE SEMANA SHOW

Este final de semana foi realizado o passeio anual das turmas que arrecadaram mais dinheiro no mês junino.Mas com algumas novidades: foi em uma casa de praia no Icaraí , com o DJ Maturguinho para agitar a galera! E o mais importante: sem bebidas alcoólicas e sem drogas, uma festa completamente família.













































quarta-feira, 12 de agosto de 2009

carro 100% elétrico
















Coelce lança carro 100% elétrico no Shopping Iguatemi neste final de semana.
Veio para se fixar no mercado consumista por não poluir o meio ambiente e ainda é bem mais econômico que os outros existentes.
-Quase não faz barulho
-É automático
-Só há quatro no Brasil
-São fabricados na Índia, pela fábrica de automóveis Reva.
-O veículo sai por um custo total de US$ 20 mil
-Têm a capacidade de carga rápida de três horas o que equivale a uma autonomia de 60km. Com carga completa de nove horas, o veículo alcança autonomia máxima de 80km.
“Um dos destaques desse lançamento é que somos a primeira distribuidora de energia do Nordeste em investir neste tipo de serviço sócioambiental”, afirma gerente de comunicação social da Coelce, Danielle Luz